Fabricação

Couro legítimo, sintético ou ecológico – ​Saiba as diferenças

Será que existem mesmo esses 3 materiais?

O couro  é um  material facilmente identificável por suas características sensoriais, como textura, maciez, cheiro e toque. Porém, o que não falta são tecidos sintéticos que tentam simular esse nobre material, o que deixa muitas pessoas perdidas e desconfiadas quando querem adquirir um item de couro, como uma bolsa, uma mochila ou uma jaqueta. 

Sabia que o termo Couro é protegido por lei? 

São tantas as tentativas de alguns vendedores e fabricantes de produtos em diversos materiais que desejam passar-se por couro que temos no Brasil até mesmo uma Lei que proíbe o uso de termos como “couro sintético” ou “couro ecológico”. É a Lei do Couro,  cujo objetivo é impedir que consumidores sejam enganados e adquiram o famoso “gato por lebre”. 

Em resumo, a Lei diz que somente produtos obtidos de pele animal podem ser classificados como um produto de couro

Mesmo com a existência dessa lei, você certamente já se deparou com um produto de material sintético que se anunciava como Couro Sintético, Couro Ecológico, Couro Vegano ou algum outro adjetivo que denunciava tratar-se de um couro-fake. Muitas vezes o nome do material é uma mentira dupla, pois o “couro ecológico”, por exemplo, não é nem couro e muito menos ecológico

Somente pelo olhar é difícil distinguir os materiais

ANALISANDO UMA PEÇA DE MATERIAL SINTÉTICO

No geral, materiais sintéticos são mais acessíveis, mas têm uma durabilidade muito inferior aos produtos de couro. Por mais que a aparência possa ser parecida e muitas vezes até a textura do couro possa ser imitada com grande similaridade, o material sintético se entrega com um toque mais atento no material, um olfato apurado e, principalmente, por sua vida útil mais curta

Bolsa em sintético costuma descascar com facilidade

Será que o “Couro Ecológico” é realmente ecológico?

A maioria das  peças feitas nesse material, como as bolsas sintéticas, são produzidas em uma pegada fast-fashion, que prega basicamente aquela moda passageira, com peças novas lançadas a cada estação, e que na próxima já estarão obsoletas

Não há uma preocupação muito grande com a durabilidade da peça. É comum, ainda no primeiro ano de uso,  a bolsa dar sinais de desgaste irrecuperável ou mesmo já não combinar com o que está sendo usado no momento.

Normalmente são aquelas peças feitas para consumo imediato, quase descartável. Algo que, definitivamente, não combina com o nome “ecológico” com o qual muitas vezes é chamado.

Entendendo algumas diferenças técnicas

Analisando o material em si, o sintético costuma ter um aspecto mais liso e homogêneo do que o couro. A peça tem um aspecto plastificado, afinal estamos falando de um plástico. Já o couro em geral possui uma rugosidade maior (pele um pouco mais áspera, com poros mais visíveis) e também é mais macio ao toque. Mas pode haver diferenças nesses aspectos, dependendo do processo de acabamento do couro.  

Couro legítimo e sintético
Couro Legítimo

Nem sempre só o olhar e o toque são suficientes para distinguir o couro legítimo de sua versão fake. Se você ficou em dúvida, vale conferir se a peça possui alguma parte sem forroSe esse for o caso, tá bem fácil verificar: enquanto o couro possui em sua parte de baixo – chamada de carnal – uma pele macia semelhante à camurça, o sintético possui uma trama de fios ou linhas. 

O olfato também é um ótimo aliado para diferenciar um material do outro, pois o couro possui um delicioso cheiro característico, que quase todas as peças novas possuem. Sabe aquele cheirinho de carro novo que todos adoram? O cheiro de uma bolsa de couro novinha é bem parecido com ele.

Comprovando o couro legítimo: o famoso teste do fogo

Atenção: se for fazer o teste abaixo, leia atentamente todo esse parágrafo e certifique-se dos riscos 

Um teste muito conhecido entre quem trabalha no ramo de couros e muito usado por vendedores para mostrar que determinado produto é mesmo couro é o teste do fogo. Simples de ser feito, esse teste parte de uma premissa básica: couro não pega fogo facilmente. Então, com um isqueiro você pode ver se uma peça é realmente couro: se ela for couro, ao passar a chama nada acontecerá com a peça. Mas tome muito cuidado, pois se a peça for de sintético vai abrir um rombo no material (estamos falando de um plástico, lembre-se  disso). Então, esse teste só deve ser feito para comprovar que um material é couro, jamais para tirar uma dúvida, pois se a peça falhar no teste, você poderá perdê-la.  

Mesmo se a peça for de couro, tome cuidado com o acabamento

Apesar de não queimar o material, a tinta ou verniz de acabamento que ficam sobre o couro podem ser prejudicados. Portanto, pra fazer o teste abaixo, é bom escolher um pedaço escondido da peça. E lembre-se de que, se houver suspeita de que o material não é couro, não faça. Se for sintético, o fogo pega rapidamente, vai danificar a peça e pode até ocasionar algum acidente. 

Veja no vídeo abaixo a diferença do couro e do sintético quando expostos ao fogo. 

O QUE DEFINE o COURO LEGÍTIMO?

Segundo a Lei do Couro, o couro é obtido exclusivamente de pele animal. Na Relicário Bolsas e Pastas nós trabalhamos com o couro bovino, o mais difundido em nosso país.  A nomenclatura Couro Legítimo é na verdade um pleonasmo, pois por Lei o couro é um só. Mas como existem muitos materiais que o imitam, o que muitas vezes acaba confundindo os consumidores, é muito comum ouvirmos as perguntas “é couro legítimo?”, “é couro verdadeiro?” ou “é couro couro?”. Sim, quem trabalha com couro ouve muitas vezes por dia essa pergunta. 

Montagem de bolsas na fábrica Relicario Bolsas e Pastas
Pasta executiva de couro Note17
As vantagens do couro de verdade

De todas as características do couro, uma que sempre gostamos de destacar é a Durabilidade. Materiais de couro legítimo duram muito mais tempo do que materiais sintéticos e não necessitam de muitos cuidados para manterem-se novos com o passar do tempo. Quando bem tratados, podem chegar a dezenas de anos em uso. Uma peça de couro, antes de tudo, foi feita pra durar e resistir ao uso diário e intenso. Confira algumas dicas de como conservar seus itens de couro aqui.

Peças de couro adicionam um estilo único aos seus looks, sejam em roupa, calçados ou acessórios. Um item de couro muitas vezes é o que vai elevar o nível de toda uma produção. 

Ah! A gente também fez um artigo pra te explicar como manter a sua bolsa de couro sempre nova.

Autor:

Emanuel Pimenta

Sócio da Relicário e responsável pela fábrica da empresa. Coordena todas as etapas de produção.

Um comentário

  • Lúcia Braga

    Ótima matéria.
    Cansada das bolsas que logo se desgastam, comprei uma maravilhosa na Relicário. Estou muito feliz com a aquisição. Couro de verdade, sem enganação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *